Avaliações Externas

INTRODUÇÃO

Dente as iniciativas do governo federal para avaliar a qualidade do ensino superior está o SINAES. Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. No tocante à avaliação institucional externa da FEASP, a base da avaliação constitui-se de bases de informações quantitativas e qualitativas.

As bases quantitativas são constituídas por informações fornecidas pela FEASP, referentes às dimensões de infraestrutura material e física, bem como de seus recursos humanos (docentes, discentes e corpo técnico-administrativo). Também inclui os dados e informações coletados pelo INEP/MEC através do Cadastro e do Censo da Educação Superior, assim como das avaliações anteriormente realizadas pelo MEC, conforme quadro abaixo:

HISTÓRICO DE VISITAS AVALIATIVAS
ANO ATO NORMATIVO Portarias Normativas
2017 Credenciamento – Presencial da Faculdade de Engenharia e Agrimensura de São Paulo- FEASP Portaria nº 282, de 28 de março de 2018
2018 Autorização Vinculada ao Credenciamento Curso de Engenharia de Agrimensura Cartográfica.

Portaria nº 252, de 6 de abril de 2018

2019 Protocolo nº 201903788 CST- Gestão em Recursos Humanos

Bacharelado

2019 Protocolo nº2019033787 Curso de Pedagogia

Licenciatura

As bases qualitativas são estruturadas a partir da análise do referencial quantitativo e da comparação, em diferentes níveis de observação, entre o que a FEASP se propõe a cumprir e a sua capacidade para tal.

A FEASP, possui todos seus atos de entrada via credenciamento e autorização de cursos conforme normativa vigente do MEC. Atualmente está em processo regular de atualização do seu Recredenciamento Institucional e Renovação de Reconhecimento de Curso (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica).

Na tabela abaixo, segue os últimos conceitos avaliativos externos da FEASP.

1 – Institucional 

Índice Geral de Cursos -IGC Ano
3 2018
Não teve 2019
Não teve 2020
Nova visita Processo em andamento

 2 – Cursos 

Curso Habilitação Modalidade Indicadores de Qualidade Conceito de Curso (CC)
CPC ANO
Engenharia Agrimensura   Cartográfica Bacharelado Presencial 3 2018 4

Todas estas avaliações (Relatórios) são consideradas como insumos para aprimoramento contínuo do planejamento institucional e cursos, com evidência da apropriação dos resultados pela Gestão Pedagógica (Colegiados/NDE), Administrativa e Financeira. Também contribui para o aprimoramento dos processos de trabalho da Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos no âmbito institucional e dos cursos.

Dentre as avaliações externas, destacamos o ENADE – é o desempenho de estudantes da graduação por meio do Enade. O exame é aplicado a uma amostra de estudantes – do primeiro e do último ano − de cursos oriundos de áreas selecionadas anualmente pelo MEC.

O Enade está inserido em um contexto mais amplo, que é o de Avaliação Diagnóstica de Aprendizagem. Neste sentido, a FEASP, utiliza desta avaliação, segundo seu PDI para:

  • Verificar se o currículo do Curso e os planos de ensino dos componentes curriculares estão em consonância com as diretrizes da área;
  • Permitir a avaliação de conteúdo dos cursos de acordo com as diretrizes do Enade;
  • Promover uma avaliação continuada para os cursos de graduação participantes do Enade;
  • Contribuir para ações estratégicas relacionadas ao perfil do egresso do Curso.
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