INTRODUÇÃO
Dente as iniciativas do governo federal para avaliar a qualidade do ensino superior está o SINAES. Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. No tocante à avaliação institucional externa da FEASP, a base da avaliação constitui-se de bases de informações quantitativas e qualitativas.
As bases quantitativas são constituídas por informações fornecidas pela FEASP, referentes às dimensões de infraestrutura material e física, bem como de seus recursos humanos (docentes, discentes e corpo técnico-administrativo). Também inclui os dados e informações coletados pelo INEP/MEC através do Cadastro e do Censo da Educação Superior, assim como das avaliações anteriormente realizadas pelo MEC, conforme quadro abaixo:
HISTÓRICO DE VISITAS AVALIATIVAS | ||
ANO | ATO NORMATIVO | Portarias Normativas |
2017 | Credenciamento – Presencial da Faculdade de Engenharia e Agrimensura de São Paulo- FEASP | Portaria nº 282, de 28 de março de 2018 |
2018 | Autorização Vinculada ao Credenciamento | Curso de Engenharia de Agrimensura Cartográfica.
Portaria nº 252, de 6 de abril de 2018 |
2019 | Protocolo nº 201903788 | CST- Gestão em Recursos Humanos
Bacharelado |
2019 | Protocolo nº2019033787 | Curso de Pedagogia
Licenciatura |
As bases qualitativas são estruturadas a partir da análise do referencial quantitativo e da comparação, em diferentes níveis de observação, entre o que a FEASP se propõe a cumprir e a sua capacidade para tal.
A FEASP, possui todos seus atos de entrada via credenciamento e autorização de cursos conforme normativa vigente do MEC. Atualmente está em processo regular de atualização do seu Recredenciamento Institucional e Renovação de Reconhecimento de Curso (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica).
Na tabela abaixo, segue os últimos conceitos avaliativos externos da FEASP.
1 – Institucional
Índice Geral de Cursos -IGC | Ano |
3 | 2018 |
Não teve | 2019 |
Não teve | 2020 |
Nova visita | Processo em andamento |
2 – Cursos
Curso | Habilitação | Modalidade | Indicadores de Qualidade | Conceito de Curso (CC) | |
CPC | ANO | ||||
Engenharia Agrimensura Cartográfica | Bacharelado | Presencial | 3 | 2018 | 4 |
Todas estas avaliações (Relatórios) são consideradas como insumos para aprimoramento contínuo do planejamento institucional e cursos, com evidência da apropriação dos resultados pela Gestão Pedagógica (Colegiados/NDE), Administrativa e Financeira. Também contribui para o aprimoramento dos processos de trabalho da Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos no âmbito institucional e dos cursos.
Dentre as avaliações externas, destacamos o ENADE – é o desempenho de estudantes da graduação por meio do Enade. O exame é aplicado a uma amostra de estudantes – do primeiro e do último ano − de cursos oriundos de áreas selecionadas anualmente pelo MEC.
O Enade está inserido em um contexto mais amplo, que é o de Avaliação Diagnóstica de Aprendizagem. Neste sentido, a FEASP, utiliza desta avaliação, segundo seu PDI para:
- Verificar se o currículo do Curso e os planos de ensino dos componentes curriculares estão em consonância com as diretrizes da área;
- Permitir a avaliação de conteúdo dos cursos de acordo com as diretrizes do Enade;
- Promover uma avaliação continuada para os cursos de graduação participantes do Enade;
- Contribuir para ações estratégicas relacionadas ao perfil do egresso do Curso.